uniaodosaposentados@terra.com.br    Fone: (11) 2921-5747 | Fax: (11) 2976 7492


Descubra 13 dicas de cuidados com idosos no inverno

Descubra 13 dicas de cuidados com idosos no inverno

Postado [0DD] de [MM2], [YYYY]|07/06/2023 00:00:00




Os cuidados com idosos no inverno devem ser ainda maiores do que em outras estações do ano. Isso porque a mudança climática, os ambientes fechados e a proliferação de vírus e bactérias podem causar doenças e agravam as já existentes. Para descobrir quais são os 13 principais cuidados nesse período fique atento à leitura deste artigo. 

Portanto, para quem tem idosos na família sabe que as medidas preventivas devem ser reforçadas. Sendo assim, a primeira delas é tomar a vacina contra a gripe. Afinal, ela é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aos idosos e, acima de tudo, é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde no Brasil. 

Isso porque, segundo a própria OMS, as complicações de saúde aumentam 30% no inverno, que vai de junho a setembro no Brasil. Embora o país seja de clima tropical, quem mora na região Sul e na região serrana da região Sudeste costuma experimentar temperaturas negativas.

Então, para que os idosos enfrentem o frio com saúde e cheguem renovados à primavera, é necessário se resguardar dos riscos do inverno. Veja abaixo, portanto, as doenças mais comuns no período. 

Veja quais são os riscos da estação mais fria do ano 

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), os riscos inerentes ao inverno são hipotermia, doenças respiratórias e agravamento de dores reumáticas. 

Só para complementar, o risco de ocorrer hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus Celsius. Já quando a queda é inferior a 29 graus Celsius há até risco de óbito. 

Por isso, familiares e cuidadores de idosos devem ficar atentos a sintomas como fadiga, fraqueza, tremor, dificuldade na fala, perda da consciência e estado de choque. Portanto, os primeiros-socorros devem ser colocados em prática. Assim, se o idoso estiver em estado de hipotermia deve-se chamar a emergência (telefone 192). 

Outro risco é o de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e a mais recente Covid-19. Portanto, o idoso precisa evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão (ou com álcool gel 70%) a todo momento e ficar em ambientes arejados. 

Já com relação às dores reumáticas, os idosos portadores de artrite reumatoide, bursite e tendinites, entre outras, devem se manter agasalhados porque o frio aumenta a sensação de dor nas articulações. 

Sendo assim, aproveite para acompanhar as principais dicas de cuidados com idosos no inverno.

Cuidados com idosos no inverno 

Banhos mais rápidos: de preferência, o idoso deve tomar banho à tarde, quando a temperatura está mais elevada;
Hidratação da pele com uso de hidratantes apropriados para evitar o ressecamento da pele;
Roupas quentes e uso de acessórios, como gorros, toucas, bonés e cachecóis;
Cobertores reforçados, já que quando o indivíduo dorme, a temperatura corporal cai; 
Vacinas contra a gripe e outras vacinas indicadas pelo médico do idoso;
Ajuda médica imediata se o idoso apresentar sinais de hipotermia ou de doenças respiratórias que possam evoluir para pneumonia;
Bebidas quentes, como chás e chocolate quente;
Evitar exposição ao vento gelado, preferindo atividades em ambientes cobertos;
Exercícios de alongamento com orientação de educadores sociais ou fisioterapeutas para evitar a imobilidade no inverno;
Evitar acidentes com lareiras e monóxido de carbono que está presente nos aquecedores;
Reposição de vitamina D devido à diminuição da exposição ao sol em decorrência do aumento do frio. Lembrando que a suplementação deve ser feita com orientação médica. Além disso, pode-se aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como peixes, fígado e gema de ovo; 
Ambientes aquecidos naturalmente, com a manutenção de vidros e janelas abertos durante o dia para a entrada dos raios solares; 

Cuidados reforçados com a alimentação (com o consumo de sopas e caldos) e a hidratação (já que os idosos costumam beber menos água nos dias frios).

Veja a importância do acompanhamento médico para o idoso 

O idoso que está em constante contato com o seu médico tem a chance de ter doenças relacionadas ao inverno (ou não) identificadas precocemente e tratadas. Assim, as chances de sucesso são maiores. 

Este acompanhamento médico deve ser ainda mais frequente no inverno especialmente entre os idosos que têm doenças crônicas. Doenças como a hipertensão devem ser monitoradas de perto, pois o frio pode contribuir para a elevação da pressão arterial.   

O aumento da pressão arterial, por consequência, acarreta a elevação do risco de ocorrências de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto agudo do miocárdio. 

Automedicação

Sendo assim, com o maior acompanhamento de um profissional de saúde, o idoso tende a diminuir os riscos da automedicação. Afinal, no inverno é comum as pessoas procurarem antigripais, xaropes e descongestionantes na farmácia, sem orientação médica. Contudo, há risco de intoxicação e de interação medicamentosa se outros remédios já estiverem em uso. 

Entenda como é essencial manter as atividades da rotina 

Não é porque se está no inverno que as atividades dos idosos devem cessar. Portanto, é essencial manter a rotina com exercícios físicos, atividades de estimulação cognitiva e motora e, ainda, a socialização. 

Primeiramente, os exercícios ajudam a manter o condicionamento físico. Os exercícios de alongamento, por exemplo, evitam contusões e lesões nas articulações. 

Enquanto isso, as atividades de estimulação cognitiva contribuem para o controle do avanço de doenças demenciais, como a Doença de Alzheimer, e proporcionar uma rotina qualificada para o idoso.

Por último, a socialização estimula os idosos a desenvolverem a autoestima, mantendo os laços de amizade existentes e expandindo o círculo de colegas. 

Para concluir, é essencial manter as atividades das demais estações do ano na rotina da pessoa idosa, porém, com os devidos cuidados com idosos no inverno para resguardar a saúde e promover a qualidade de vida. 

Copyright ©  União dos Aposentados em Transportes     Todos os direitos reservados | by Maquinaweb